domingo, 27 de outubro de 2013

Fazer artesanato faz bem para a mente, o corpo e a alma.

Depois de um bom tempo sem postar voltei com um post especial que fala sobre o que eu mais amo fazer que é o artesanato. Sobre como ele nos faz bem em vários aspectos.

Minha mãe era uma boa artesã, esperta e criativa. Fazia de tudo um pouco e dela herdei o dom de fazer artesanato. Aos cinquenta e cinco anos, após a morte do meu pai, ela teve mal de Alzheimer precoce e depressão. Desde a morte do meu pai ela largou todo trabalho artesanal, parou de cozinhar, parou de fazer tudo...
Parou de viver...
O médico disse que se ela não tivesse desistido de suas atividades mentais e manuais, ela não teria tido Alzheimer tão cedo. Ela teria o mal de Alzheimer sim, só que por ser uma doença geriátrica, só começariam os primeiros sintomas após os sessenta e cinco anos no mínimo. Minha sogra só teve aos setenta anos.

Fazer nossa mente trabalhar além de melhorar nossa qualidade de vida, faz bem para o corpo e para a alma.

Nosso cérebro precisa de estímulos a cada dia, por isso nada melhor que fazer artesanato, seja o tipo que for!

Costurar, cortar, colar, furar, emendar, tricotar, crochetar, pintar, biscuitar, bricolar, repaginar...


♥ Temos bons motivos para para fazer artes:
>>Relaxa  a mente e o cérebro
>>Desenvolve a criatividade
Você sabia que as terminações nervosas nas pontas dos dedos estão conectadas a várias regiões do cérebro?


Quer saber como usar o artesanato em prol da sua saúde mental?

♥ Desafie suas habilidades >> Tem algo que você não consegue fazer e gostaria? então esforce-se! faça, desfaça, faça de novo até ficar ao seu gosto. Explore todo seu potencial. Seja positiva, paciente e persistente!

♥ Pratique o craft coletivo >> Organize pequenos grupos de trabalhos artesanais. Estou organizando um aqui no meu bairro com algumas pessoas amigas ou amigas de minhas amigas. Além de estreitar relações, descontrai e ainda ocupa seu tempo com algo prazeroso.

♥ Use o faça-você-mesmo para decorar sua casa >> Faça cortinas, almofadas, encape caixas, forre abajur, transforme objetos que você até gosta mas está cansado de olhar para a cara dele...repagine!

♥ Presenteie com produtos feitos por você >> Não subestime seus trabalhos manuais, estamos em uma época em que produtos feitos a mão são muito valorizados, o que não acontecia em outros tempos. Você vai agradar e ainda economizar um bom dinheiro.

♥ Engaje-se em algum projeto que promova um sentido de realização >> Há vários projetos crafts por aí, se não conhece aqui vão algumas dicas:

♥ Faça uma lista com todos seus projetos manuais >> Em meio a correria do dia-a-dia organize seu tempo fazendo uma lista de tudo que você quer e precisa fazer e coloque em um lugar visível. Não importa se você vai fazer um projeto por dia, por semana ou mês. Organize-se e faça!

Nunca esqueça: nossas habilidades artísticas proporcionam o desenvolvimento da sensibilidade cultural e estética...

Se você trabalha com produtos handmade, parabéns! você está sempre estimulando sua mente!
Se você não faz nenhum trabalho artesanal deixe o bichinho craft te morder!

Há um provérbio que diz: "Mens sana in corpore sano" Mente sã, corpo são!


Artesãs colocam alma no que fazem! isso chega a ser poético não?
Pensando nisso, volto ainda essa semana com uma troquinha craft de primavera para nós, mulheres que amam fazer artes!

Beijo grande

Não esqueça de comentar tá? como vou saber que você esteve aqui?

15 comentários:

  1. Oi, Carmem... adorei seu post! Eu também penso como você, artesanato faz bem em todos os sentidos, acalma, desenvolve a criatividade, desperta e eleva a autoestima e ainda ajuda no sono, como é o meu caso. Percebo que quando faço algum artesanato, durmo bem melhor. Parece mágica! Que bom que voltou, já estava com saudades de ver suas novidades. Seu blog é maravilhoso! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carmem!! Adorei o post! Essa doença é um horror e sempre escuto maneiras de evitá-la ou adiá-la e não sabia que o artesanato contribui para esse bem tb! Eu adoro fazer e me sinto muito bem. Aprendi com minha tia que amava fazer uma coisinha ou outra. Ela plantou a sementinha e hj estou aqui. Só falta germinar alguém agora.

    Bjs e saudades de vc!

    Kaku

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carmen,

    Conheço bem essa doença. Paizinho partiu há 2 meses. Ele teve Alzheimer aos 84 anos.

    Passou por todos os estágios da doença, até que partiu para o Oeste.

    Adorei suas dicas sobre o artesanato.

    Amo toda a poesia, carinho, dedicação, encanto que há nos trabalhinhos manuais.

    Tenha uma ótima semana, com muitos momentos de alegria,

    beijinhos,

    Lígia e =ˆˆ=

    ResponderExcluir
  4. Que post mais alto astral, Carmen! Gostei muito da apresentação do artesanato como forma de manter a mente sadia :)
    Abraço e uma abençoada semana pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Olá! bela postagem , com certeza quem prática qualquer tipo de arte, deixa a mente bem mais saudável .
    Boa semana! bj

    ResponderExcluir
  6. É MUITO, MUITO PROVEITOSO O TRABALHO D VOCÊS, PARABÉNS! <3

    ResponderExcluir
  7. Olá amei seu blog... lindo msm!!! ja estou seguindo e se vc puder seguir o meu tbm ficaria muito agradecida pois estou começando e está fresquinho ainda..rsrs
    http://www.ninhartsby.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/ninhaartsbyrosanagea?ref=hl

    ResponderExcluir
  8. Oi Carmen,

    Fico feliz de te ter na troca de Cartões!
    Fazer arte é muito bom, é um dom de Deus!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carmen, engraçado como agente muda de vida mesmo quando conhece o artesanato, eu não tenho muita paciência para fazer trabalhos muito demorado, mas adoro a parte criativa da coisa, depois que engravidei da Julia minha caçula minha casa nunca mais foi a mesma, sempre gostei de decorar, mas optava por comprar as coisas, agora eu amo o tal do faça vc mesmo e realmente fazer algo manual me relaxa muito!!
    Sou formada em comércio Exterior e hoje me pergunto pq raios fiz esta faculdade deveria ter feito, design, moda, decoração, até mesmo educação artística, aliás acho qeu seria mais gratificante, pois adoro estar com pessoas e as crianças me encantam.
    Adorei o post e vou imprimir e mostrá-lo para minha mãe continuar ativa, ela só tem 55 anos, mas é bom ela saber que a máquina de costura dela tem que ficar ativa, mesmo que seja só para uma capa de almofada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. PRIMEIRA VEZ NO SEU CANTINHO E JÁ ESTOU ENCANTADA COM SUAS PALAVRAS! É TUDO ISSO MESMO!! EU TAMBEM AMOO RECICLAR, REPAGINAR, CUSTOMIZAR... NÃO CONSIGO FICAR PARADA... MESMO QUANDO NÃO TENHO MATERIAIS PRA FAZER O QUE PRECISO, EU SEMPRE APROVEITO O QUE TENHO EM CASA. LENDO SUA POSTAGEM ME LEMBREI DE MINHA IRMÃ QUE É MUITO 'PARADA' SÓ TEM 38 ANOS, COMEÇOU A FAZER UM CURSO DE DECOUPAGE POR RESTRIÇÃO MEDICA, POIS ELA TEVE CANCER E PASSOU POR MOMENTOS DIFICEIS, MAS NÃO CONTINUOU... COMO VC DISSE TEMOS QUE FAZER NOSSA MENTE TRABALHAR!!!
    EU SIMPLESMENTE AMEI SEU BLOG E TODAS SUAS ARTES!!
    ESTOU TE SEGUINDO COM PRAZER.
    BJS

    http://roarteestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu estive!!!
    E achei o máximo sua postagem. Sempre gostei de fazer artesanato e estou sempre tentando novidades. Pra mim, o difícil é usar linha e agulha, mas não desisto de tentar (para pequenas coisas), pois acredito que estou exercitando, como diz em sua postagem.
    Acho que a maioria das "arteiras" nem desconfiam disso.
    Adorei!

    Abração e linda semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi menina, você perguntou se pode colocar um link do meu trabalho l do meu blog.
    Pode sim, coloque aqui neste seu Blog de trabalhos artesanais.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei a fazer pirografia em madeira. Placas de churrasqueira etc. Estou bem mais calmo. Não me sinto mais sem ter o que fazer. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Meninas!!. que maravilha! è assim comigo.Faço, desmancho. torno a fazer, perco pontos,volto, atrás,desmancho ,faço de novo e a cabecinha vai funcionando,,.Sempre gostei de artesanato e agora aposentada e com 76 tenho é que ocupar a cabeça e as mãos.Sou daquelas arteiras "de tudo um pouco". As vezes,tricoteira,crocheteira,bordadeira,pintora de tecidos, telas ,caixinha de mdf , papelão,flores ce caixinhas de leite, enfins, tudo que vejo quero fazer e assim vou passando meu tempo rs pondo o cérebro para funcionar...Parabéns pra você Carmen , pelas palavras incentivadoras, espero que muitas ao ler isso despertem!

    ResponderExcluir

Que bom ter você aqui!

Como vou saber da sua visita se você não deixar um comentário?
É nesse papo esticado, que acontece depois dos posts, com direito a vai-e-vem de reflexões que a verdadeira magia do blog acontece: descobrimos novos pontos de vista e fazemos amizade virtual verdadeira.

Deixe seu comentário que eu te respondo em sua página ok?
Se me seguir, me avise para que eu te siga também.

Beijos ♥